Dia das Bruxas é uma celebração observada em vários países, principalmente no mundo anglófono, em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Wikipédia



Por causa da força que a comemoração tem, é claro que existem muitos filmes que se passam no Halloween, ou Dia das Bruxas, como também é conhecido por nós. No terror ou na comédia, esses filmes sempre são uma ótima pedida, e você vai conhecer dez deles nesse post.




Quarenta anos após matar três adolescentes, Michael Myers consegue fugir do manicômio e volta para a mesma cidade do ocorrido, na noite de Halloween. Laurie, sobrevivente do primeiro ataque, aguarda o assassino com um arsenal para matá-lo de uma vez por todas.

O Estranho Mundo De Jack 
Cansado da rotina de sustos do Dia das Bruxas, Jack Esqueleto quer espalhar a alegria do Natal. Mas sua missão coloca Papai Noel em perigo.

Tudo na vida depende do ponto de vista que você olha. “O Estranho Mundo do Jack”, clássico da animação stop motion, é um filme de Natal e Halloween ao mesmo tempo, mas vamos escolher o Dia das Bruxas porque é o clima do vilarejo onde Jack Skellington (voz de Chris Sarandon) vive.

Na cidade do Halloween, os habitantes são assustadores e vivem cantando músicas macabras sobre a comemoração mais obscura do ano. Tudo muda quando Jack conhece a cidade do Natal e tenta levar a comemoração para seus colegas. Isso causa muita confusão e desespero.
1993 - L: Livre para todos. 1h 17min


O Mistério do Relógio na Parede

A vida não foi nada fácil para Lewis (Owen Vaccaro), que perdeu os pais num acidente de carro quando tinha apenas dez anos de idade. Ele vai morar com o tio Jonathan (Jack Black), e acaba descobrindo que ele e a vizinha, Florence (Cate Blanchett), são bruxos.

O Halloween acaba se tornando uma data importante para Lewis, já que é no dia 31 de outubro que ele tenta fazer um feitiço que dá errado e acaba trazendo de volta Isaac (Kyle MacLachlan), um bruxo malvado que toca o terror por onde passa.


A Família Addams

Enquanto muitas crianças esperam ansiosamente o aniversário ou o Natal, as da Família Addams ficam ansiosas de verdade é pelo Halloween. O motivo é simples: a família Addams, que ama tudo que é macabro e gótico, vê o Dia das Bruxas como uma ótima oportunidade para celebrar suas esquisitices.

A história, que foi inspirada numa tirinha de jornal, ganhou versões de cinema e uma série animada de TV. Em 2019, “A Família Addams” chega aos cinemas como animação 3D dirigida por Greg Tiernan e Conrad Vernon – dupla responsável por criar o inesquecível “Festa da Salsicha”.

É claro que, ao contrário de “Festa da Salsicha”, “A Família Addams” não vai ser uma animação só para adultos, mas como a dupla de cineastas tem um humor ácido afinado, isso vai servir bastante para criar o clima diferente de Morticia, Gomez, Vandinha e os outros.


Donnie Darko

Com fantasia de coelho ou fantasia de humano, “Donnie Darko” se tornou um dos cult-clássicos mais comentados e debatidos do século XXI. O filme do cineasta Richard Kelly é cheio de mistérios e enigmas, e permite várias interpretações diferentes.

É numa festa de Halloween que os mistérios de “Donnie Darko” começam a ganhar respostas, mas não vamos revelar aqui porque somos legais e não damos spoilers. Mas só pela sinopse “Donnie Darko” já deixa a gente curioso.

Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem que é assombrado por pesadelos com um homem macabro vestido de coelho. Quando começa a tentar entender suas crises de sonambulismo, ele começa a receber mensagens enigmáticas.

Hotel Transilvânia

Outro lugar que é Halloween todo dia é no Hotel Transilvânia. Os monstros que saem das tocas para assustar a todos no dia das Bruxas passam o resto do ano, já que nesse hotel zumbis, múmias, vampiros e lobisomens são muito bem-vindos.

A animação que tem as vozes de Adam Sandler, Selena Gomez e Andy Samberg fez tanto sucesso entre o público infantil – e adulto – que já teve três filmes produzidos. Além disso, “Hotel Transilvânia 4” já tem estreia agendada para 2021. Estamos ansiosos!


Batman

Se tem um herói que combina com o Halloween é o Batman. Primeiro porque o seu símbolo, o morcego, é uma das decorações mais clássicas das festas de Dia das Bruxas. Além disso, os vilões do homem-morcego são todos figuras macabras que dariam ótimas fantasias de Halloween.

Por isso é sempre bom ficar de olho na saga do Batman caso você esteja em dúvida sobre qual monstro assustador seria a fantasia ideal para a festa de Halloween. A vilã que utiliza plantas e venenos, Hera Venenosa (Uma Thurman)? O congelante Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger)? Ou os mais clássicos, como Pinguim, Duas-Caras e Coringa? É só escolher!


A Casa Monstro

O Halloween também é a data em que um monstro gigante em forma de casa atormenta as crianças do bairro onde acontece a história de “A Casa Monstro”. Todo Halloween, a casa assombrada ganha vida e ataca quem estiver por perto.

A animação foi a estreia de Gil Kenan como diretor de um longa-metragem. Mais tarde, ele dirigiu o remake “Poltergeist: O Fenômeno”, que também pode integrar facilmente uma lista de filmes para se assistir no Halloween. É susto que você quer?



Harry Potter e a Pedra Filosofal

Ok que a história do bruxo mais famoso do mundo não se passa o tempo todo no Halloween, mas a saga de Harry Potter nos cinemas tem duas conexões importantes com a data. Primeiro, porque o Dia das Bruxas é dia de comemoração na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts – afinal, todos ali são bruxos!

Mas é também no dia 31 de outubro que Harry (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) começam sua amizade. Hermione fica encurralada no banheiro durante um ataque de troll e os dois correm para resgatá-la. É assim que os três começam uma amizade imbatível que durou oito filmes. Que lindo!

Abracadabra

Se você não ama bruxas, você com certeza não assistiu “Abracadabra”, comédia de 1993 com Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimi. Na história, três bruxas que foram executadas no século XVII em Salem voltam à vida durante um Halloween, e decidem se vingar de toda a humanidade. Elas só não contavam com as mudanças do mundo 300 anos depois.

“Abracadabra” foi um fracasso quando estreou nos cinemas mas ganhou enorme popularidade nos anos seguintes nas exibições da TV, e acabou se tornou um cult-clássico que é exibido até hoje no Dia das Bruxas em vários países, incluindo o nosso.

Informações: filmefeed.telecineplay.com.br